Final do 1º Campeonato de Verão de Jogo de Damas de S.J.Nepomuceno é neste domingo.

0
366

Marcos André Muniz e Francisco Prata ( Garrincha) são os dois finalistas do 1º Campeonato de Verão de Jogo de Damas de São João Nepomuceno e região. A final será realizada neste domingo, 27 de janeiro,  ás 10 horas da manhã no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados e Confecções de São João Nepomucenolocalizada á Rua Prefeito Dário Medina, no centro de São João Nepomuceno( Beco do Fórum ). O evento promete reunir além dos jogadores que participaram deste torneio, muitos fãs. Logo após acontecerá um churrasco de confraternização.

O jogo de damas,ou algo similar, estima-se existir há pelo menos 3000 anos a.C. e pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura.

Marcos André , um dos finalistas.

No início da partida, as peças devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as peças brancas; e, nas três últimas, as peças pretas.A peça movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para a frente, e uma casa de cada vez.A peça pode capturar a peça do adversário movendo-se para frente e permitindo também capturar a peça do adversário movendo-se para trás.

A peça que atingir a oitava casa adversária, parando ali, será promovida a “dama”, peça de movimentos mais amplos que a simples peça. Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor.

A dama pode mover-se para trás e para frente em diagonal uma casa de cada vez, diferente das outras peças, que movimentam-se apenas para frente em diagonal. A dama pode também tomar outra peça pela frente ou por trás em diagonal e lateral.

REPORTAGEM KADU FONTANA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Please enter your name here