Alerta: notificações por dengue de São João em 2019 já atingem quase a totalidade de 2018.

0
952

A reportagem do PORTAL RKF, buscou informações junto aos órgãos competentes em São João Nepomuceno e trouxe dados preocupantes sobre uma possível epidemia de dengue na cidade. Primeiramente conversamos com o Sr. Amado Roberto da Silva, coordenador do Centro de Zoonoses da cidade que nos confirmou o aumento significativo das notificações de  casos suspeitos de dengue apurados através da notificações obtidas junto ao PAM- Pronto Atendimento Médico. De acordo com Amado, toda segunda-feira são recolhidos e apuradas a notificações junto ao pronto socorro e de acordo com estas, são realizados bloqueios de cerca de 150 a 200 metros da residência citada utilizando-se uma máquina costal UBV -leve ( Unidade de Baixo Volume ). Amado ainda citou que trabalha hoje com 18 funcionários na sua totalidade, somando-se os trabalhadores de campo e administrativos e que todos estão preocupados mas trabalhando mais que em tempo integral para tentar controlar a situação. Salientou também que está solicitando através de ofício ao secretário de Saúde Municipal Plínio Furtado, um aumento de efetivo, segundo ele necessário para o momento atual.

              CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE 

                                           

COORDENADOR DA VIGILÂNCIA DE SAÚDE : O Portal RKF falou também nesta terça-feira 12 de fevereiro com o coordenador Sr. Fabrício Florentino que explicou que a situação está sendo tratada com o maior responsabilidade e preocupação. O mais preocupante seria o total de incidências de 01 de janeiro a 12 de fevereiro de 2019: até agora 26 notificações de casos suspeitos. Segundo Fabrício, em todo o ano de 2018 foram 29 notificações apenas. Destas notificações de 2019, metade delas (13) são de endereços nos bairros Shangrilá, divisa com bairro Stiebler, região da ASFECER e parte do bairro Três Marias. 

De acordo ainda com o coordenador , não é preciso mais ter-se a confirmação dos casos através de exames laboratoriais para se iniciar os procedimentos emergenciais. O simples fato das notificações já desencadeou o estado de alerta. Salienta ainda que o larvicida utilizado no combate é fornecido pela GRS- Gerência Regional de Saúde e confirma o relato do coordenador Amado no que tange á utilização no momento do equipamento UBV ( borrifador ) , mas não descarta a solicitação de um veículo de UBV pesado( Fumacê).

A REPORTAGEM DO PORTAL RKF  TENTOU DURANTE TODA A TARDE DESTA TERÇA-FEIRA CONTATO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE MUNICIPAL, PLÍNIO FURTADO. NÃO CONSEGUIMOS LOCALIZÁ-LO NA POLICLÍNICA. DE ACORDO COM INFORMAÇÕES ELE ESTARIA NA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO TRATANDO DESSE ASSUNTO JUNTO AO PREFEITO ERNANDES JOSÉ DA SILVA. TENTAMOS CONTATO ATRAVÉS DOS TELEFONES DA POLICLÍNICA , SEM SUCESSO NO ATENDIMENTO, TENTAMOS POR VÁRIAS VEZES ATRAVÉS DE SEU TELEFONE PESSOAL , SEM SUCESSO TAMBÉM.

DISPONIBILIZAMOS ESPAÇO AQUI NO SITE PARA SEUS ESCLARECIMENTOS QUANTO Á ESTA QUESTÃO TÃO PREOCUPANTE .

REPORTAGEM KADU FONTANA

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Please enter your name here