Cerimônia de entrega da Medalha de Distinção Policial Civil em Juiz de Fora.

0
179

Na tarde desta quinta-feira (06), a Polícia Civil de Minas Gerais realizou a cerimônia de entrega da Medalha de Distinção Policial Civil, no Auditório da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª RISP), em Juiz de Fora.

O 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora (4º DEPPC), que abrange as Delegacias Regionais de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina e Muriaé, homenageou 26 pessoas, entre elas, autoridades civis e militares, pessoas da sociedade civil e pessoas jurídicas, que contribuem ou contribuíram, de maneira excepcional, para o engrandecimento da Instituição, execução da investigação criminal e o exercício das funções de Polícia Judiciária. A Medalha, símbolo de elevado grau de notoriedade social na égide da segurança pública, é regulamentada pela Resolução 7.983 de 26 de dezembro de 2017 e nova redação dada pela resolução 8.031 de 09 de julho de 2018.

A solenidade teve início com a composição do dispositivo de honra, que contou com a presença do Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. João Octacílio Silva Neto, acompanhado do Chefe do 4º DEPPC, Dr. Carlos Roberto da Silveira Costa, do Chefe Adjunto da PCMG, Dr. Gustavo Adélio Lara Ferreira, do Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Dr. Carlos Capristrano, do Diretor do DETRAN, Dr. Alessandro Amaro da Matta, e, bem como do prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, do vereador Julio Obama Júnior, representando a Câmara Municipal de Juiz de Fora, e do Juiz de Direito, Dr. Elias Aparecido de Oliveira, representando o agraciado, Juiz de Direito Evaldo Elias Penna Gavazza.

Também fizeram parte do dispositivo, a promotora de Justiça Samira Ribeiro Namen, a Defensora Pública Ana Lúcia Gouvea Leite, o comandante 4ª Brigada de Infantaria leve (Montanha), General de Brigada Alcio Alves Almeida e Costa, o chefe do Estado Maior da 4ª Região da Polícia Militar, Tenente-Coronel Alessandro Heleno Bernardes, representando o comandante da 4ª Região da Polícia Militar, Coronel Alexandre Nocelli, e o comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, Coronel BM Sérgio José Ferreira.

Além disso, participaram do evento o Chefe do 13º Departamento de Barbacena, Dr. Alexandre Federico, os Delegados Regionais do 4º Departamento, Dra. Patrícia Ribeiro de Souza Oliveira (1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora), Dr. Diêgo Candian Alves (2ª Delegacia Regional de Ubá), Dr. Carlos Eduardo Santos Rodrigues (3ª Delegacia Regional de Leopoldina) e Dr. José Roberto Machado Demétrio (4ª Delegacia Regional de Muriaé), bem como o Delegado Regional de Viçosa, Dr. Mauro Ricardo Guimarães Pinho. Também estiveram presentes na cerimônia outras autoridades, policiais civis e servidores administrativos da PCMG, representantes de instituições, amigos e familiares dos homenageados.

Após o recebimento das Medalhas, em momento reservado para os pronunciamentos, o juiz de Direito Júlio Cesar Silveira Castro falou sobre a homenagem, representando os agraciados. Ele elogiou a eficiência das Polícias, destacou que a atividade policial é exercida pelos seus membros como sacerdócio e enfatizou o sublime trabalho realizado pelo Delegado Carlos Roberto da Silveira Costa.

Posteriormente, o Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Dr. Carlos Capristrano, também proferiu um discurso representando os policiais agraciados e agradeceu o gesto de boa vontade para com todos os homenageados. “Somos gratos, e essa gratidão nos faz sentir mais motivados e confiantes para sermos cada dia melhores, afinal, a gratidão é a virtude das almas nobres”, concluiu.

Em seguida, o anfitrião do evento e Chefe do 4º DEEPC, Delegado-Geral Carlos Roberto da Silveira Costa, fez um discurso ressaltando sobre a escolha dos agraciados, que foi feita após reunião com os Delegados Regionais, e elogiou a iniciativa do Chefe da Polícia Civil pela nova redação dada pela Resolução 8.031, de 09 de julho de 2018, que concede “ex officio”, aos Delegados Regionais, a Medalha de Distinção Policial Civil no âmbito dos Departamentos. Ele também destacou o papel dos homenageados em colaborar com os trabalhos desenvolvidos pela Instituição. “ E gostaria de enaltecer a riqueza das suas contribuições para a Polícia Civil, por isso, peço a todos uma salva de palmas para os agraciados”. O Delegado também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os policiais civis. “Que com responsabilidade, comprometimento e competência vêm prestando serviços de excelência a nossa população”, enfatizou, encerrando seu discurso com votos de um Feliz Natal e de Um Ano Novo repleto de muitas realizações para todos os convidados.

Já o Chefe da polícia Civil de Minas Gerais, Dr. João Octacílio Silva Neto, encerrou os pronunciamentos ressaltando as parcerias e um balanço das atividades em todo o Estado. “Realizamos mais de mil operações de grande porte e de repercussão”, destacou, complementando sobre o combate à criminalidade. “Estamos fechando nosso governo com uma média de redução de criminalidade de 43%, enquanto a média nacional gira em torno de 8%. Os crimes violentos em Minas Gerais caíram 31,36% e os crimes diversos 35% de redução. O índice de apuração de homicídio, hoje, em todo Estado, encontra-se em torno de 43% e o índice de inquéritos relatados com indiciamentos, em 86%”, disse, parabenizando todos os policiais civis por esse resultado.

Lista dos agraciados, em ordem alfabética:
1 – Álcio Alves Almeida e Costa – Comandante da 4ª Brigada Infantaria Leve (Montanha)

2 – Alessandro Amaro da Matta – Diretor do DETRAN-MG

3 – Alexandre Nocelli – Comandante da 4ª RPM (Juiz de Fora)

4 – Ângela Fellet Miranda Chaves Rodrigues – Delegada de Polícia

5 – Antônio Carlos Silveira – Investigador de Polícia

6 – Bruno Guerra de Oliveira – Promotor de Justiça

7 – Carlos Capristrano – Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária

8 – Carlos Eduardo Santos Rodrigues – Delegado de Polícia

9 – Carlos Roberto da Silveira Costa – Chefe do 4º Departamento em Juiz de Fora

10 – Deise Lúcia Oliveira Fernandes – Delegada de Polícia

11 – Diêgo Candian Alves – Delegado de Polícia

12 – Diego Mattos de Vilhena – Delegado de Polícia

13 – Evaldo Elias Penna Gavazza– Juiz de Direito

14 – Fernando Nassar Rocha – Delegado de Polícia

15 – Gustavo Adélio Lara Ferreira – Chefe Adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais

16 – João Octacílio Silva Neto – Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais

17 – José Roberto Machado Demétrio – Delegado de Polícia

18 – Júlio César Silveira Castro – Juiz de Direito

19 – Júnio Cézar Pereira de Oliveira – Delegado de Polícia

20 – Mauro Ricardo Guimarães Pinho – Delegado de Polícia

21 – Nilo Marques Martins Júnior – Juiz de Direito

22 – Patrícia Ribeiro de Souza Oliveira – Delegada de Polícia

23 – Paulo Sérgio Pena Félix – Presidente do Sinteac-JF

24 – Rangel Martino de Oliveira Paiva – Delegado de Polícia

25 – Sheila Aparecida Pedrosa de Melo Oliveira – Delegada de Polícia

26 – Soraya da Silva Guedes Nascimento – Promotora de Justiça

Fonte : PCMG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Please enter your name here